Uma das áreas que mais crescem na dermatologia é a capilar. Conhecido como médico tricologista, ele é o profissional certo para garantir que você cuide da saúde do seu cabelo.
por Marcela Rocha
Conversamos com a dermatologista Dra. Marcela Mattos Simões (CRM 49092), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e especialista em tricologia pela Miami University, que respondeu as três principais dúvidas a respeito do cuidado com os fios.
Vamos começar com uma dúvida que quase toda mulher tem: qual o jeito certo de lavar os cabelos?
“Número um: cuidado com a temperatura da água! Evite água quente, pois isso pode aumentar a oleosidade do couro cabeludo e agravar quadros inflamatórios na região. Outra dica é usar a ponta dos dedos e massagear bem para a remoção de resíduos e oleosidade. Você pode usar também tipos diferentes de xampu em casos onde o couro cabeludo é oleoso e as pontas secas, por exemplo, dessa forma cuidamos melhor de cada estrutura”, explica a dermatologista.
lavar os cabelos todos os dias? “A regra é: não existe regra! Pessoas com o couro muito oleoso, com dermatite seborréica, por exemplo, precisam lavar os cabelos todos os dias para a melhora da flora de microorganismos e melhora da inflamação. Pacientes com química (alisamento, luzes) não devem lavar diariamente os cabelos, pois podem ressecar/agredir os fios já danificados. Idosos, pela baixa produção de sebo, não requerem lavagens tão regulares. Na dúvida, consulte um médico tricologista para diagnosticar o cuidado necessário para o seu tipo de fio”
Dormir com cabelos molhados ou sujos? De preferência, nenhum! Melhor lavar os cabelos pela manhã após a academia. Se não é possível, lave os cabelos mais cedo e seque (secador morno), pois couro úmido favorece crescimento de fungos com piora da dermatite seborréica e fios úmidos quebram-se mais fácil. O suor em contato com o couro também pode gerar irritação e queda capilar.