ESLOVÊNIA

Castelos maravilhosos, cavernas misteriosas e paisagens de tirar o fôlego.

 

A Eslovênia não é um destino que costuma estar presente nos populares folhetins de viagens, mas é um lugar encantador para conhecer.

Histórias medievais, castelos fabulosos e cavernas ricas em pedras preciosas emolduram o convite ao pequeno país.

A mágica da Eslovênia aparece logo na capital Ljubljana. Uma lenda diz que ela foi fundada por um dragão muito feroz,

que assustava a população cuspindo bolas de fogo. Porém, ele teve um filho homem que contrariou todas as suas vontades e,

a partir de então, a cidade começou a se fortificar.

O lindo castelo pode facilmente ser tido como pano de fundo para qualquer retrato da cidade.

Se olhar para cima pensa-se em história, para baixo ela também marca território, pois esculturas de dragão aparecem por toda a parte.

Castelo e dragão, que intimamente se conectam ao passado, enaltecem também o estilo arquitetônico do lugar.

 

582  781

 

Sábio homem das cavernas!

Bem perto da capital fica o Castelo de Predjama, que parece ter saído de um conto de fadas. Ele foi construído no século XIII e dá a impressão que foi esculpido na própria rocha em que se apoia.  Ao entrar no castelo fica fácil ignorar a falta de tecnologia da época e o gigante precipício beirando a construção. A natureza o acolheu de forma tão natural, que é impossível não imaginar a sua existência.

 

657

 

 

Por dentro, alguns cômodos não possuem a parede dos fundos, sendo a própria rocha o suporte. Alguns visitantes até reclamam do frio vindo da caverna, mas no resgate da história tudo era perfeito. O dono do castelo criou um fogão tão grande na cozinha, que a fumaça quentinha subia por dentro da caverna e esquentava os outros cômodos.   

 

675 673

 

Muitas pedras preciosas

Nada de morcegos, escuridão e entradas claustrofóbicas definiriam a caverna de Postojna, a mais visitada da Europa. O recinto tem uma incrível estrutura ferroviária, pontes, lustres de cristal e até sistema de iluminação especial no seu interior.

 

643

 

Além das formações calcárias, como as estalactites e estalagmites milenares, vários pontos brilhantes surgem por toda a rede subterrânea com mais de 20 km de extensão.

 

DSC03527

 

Para morrer de amores!

O lago de Bled, com o castelo ilhado, é um dos cartões-postais do país. Realmente, uma vista tão bonita, que dá para esquecer de qualquer compromisso mais tarde.

Bonita paisagem também tida do Castelo de Bled. Aliás, entrar neste castelo é voltar na época medieval.

Atores com as vestimentas da época nos recepcionam com lendas e hábitos antigos da sociedade local. 

 

733 743

 

Só é possível voltar para a realidade quando degustamos o tradicional bolo de creme.  Uma delícia e completa o roteiro de castelos e cavernas com louvor!

 

Por Leda De Luca, publicitária fundadora do blog Ares do Mundo (aresdomundo.com).

Um espaço inovador sobre turismo de luxo, cultura e lifestyle.